Casamento Indiano

A Índia é um país de muitas tradições e uma cultura riquíssima. Descrever um casamento indiano em um texto breve é praticamente impossível, com características bem diferentes de um casamento considerado “tradicional” no Brasil, as festas duram entre 3 e 7 dias, sempre regadas a cores vibrantes, muita musica e alegria.

Na cultura hinduísta são vários os rituais e estão divididos basicamente em 3 momentos que contam com a participação de toda a família e amigos dos noivos:  Pré – casamento,  Casamento e Pós casamento.

Conheça, cada um destes rituais e os seus respectivos significados.

 

PRÉ CASAMENTO

Haldi – Ritual de purificação que traz riqueza e prosperidade ao casal. Em Hindu – Haldi significa curcuma (açafrão) – aplicado como se fosse uma mascara facial em 7 mulheres casadas do lado da noiva e do noivo para afastar os maus espíritos. Sua cor, representa sorte e esta associada á fertilidade.

Mehendi – Vinculo do casamento, uma promessa que tanto o noivo como a noiva devem seguir ao longo de suas vidas. Considerado como um bom pressagio, significa o amor entre o casal e seus familiares.

Nesta etapa as mulheres se reúnem para ter os seus braços e mãos desenhados por hennas.  A noiva tem na palma de uma de suas mãos o desenho de uma mulher e no indicador da outra, o nome do noivo e ela também recebe estes desenhos nos pés e pernas. As hennas são vistas como símbolo de proteção.

Sangeet Party – Festa com musica – reunir os amigos para celebração com muita alegria e musica

Turban Tying – Os turbantes são conhecidos por sua beleza e são essenciais para o traje do noivo e de seus parentes e amigos mais próximos. São feitos a partir de uma tira de pano e podem ser encontrado em vários estilos.

Enquanto os homens se reúnem para colocar o turbante, as mulheres se embelezam, pintam as unhas, se enchem de pulseiras, colares e brincos, capricham na maquiagem. Uma equipe de mulheres fica a disposição para auxiliar na colocação do Saree ou Sari – (traje típico indiano). A cor do Saree da noiva varia de acordo com a região onde ela mora. (se quiser falar sobre isso, temos o significado das cores por região). Em alguns lugares do país, o branco, cor tradicional no Brasil, é sinal de luto, mesmo assim existem regiões que a utilizam na celebração do casamento, mas normalmente sao bem coloridos e vibrantes.

Baraat Procession – Procissão pelas ruas da cidade. É a chegada do noivo no local da cerimonia. Os convidados acompanham o noivo que normalmente esta sob um cavalo. No percurso, muitas vezes uma banda os acompanha fazendo a trilha sonora e os convidados apreciam até queima de fogos.

 

CASAMENTO

Os noivos consagram a união conjugal na presença do fogo sagrado e pelos mantras, escritos em sânscrito, pronunciados pelo sacerdote ou sacerdotisa. A cerimônia é constituída de 16 passos e conta com a participação dos noivos, de seus pais e irmãos.

Nesta etapa a noiva é conduzida ao altar onde o noivo a espera de baixo de um véu branco estendido pelos seus pais e irmãos. Fazem algumas brincadeiras – não há troca de alianças, eles trocam um colar de flor.

 

 

Kanyadaan – Este é o ritual mais importante e significativo. Momento de muita emoção, onde o pai da noiva entrega a sua filha para o noivo e pede a ele que seja um bom marido na busca de Dharma, Artha e Kama – que significa vida integra, riqueza e amor. O noivo repete a promessa três vezes.

Em seguida os noivos têm as mãos amarradas uma a do outro e devem dar sete voltas em torno do fogo enquanto o sacerdote proclama os mantras.

Cada volta tem um significado – as seis primeiras voltas o homem conduz a mulher e a sétima volta a mulher conduz o homem.

1.            Que haja abundância nos alimentos

2.            Vida saudável e próspera

3.            Riqueza e força para compartilharem momentos de felicidade e de dor

4.            Que o amor cresça e floresça entre o casal e entre as famílias

5.            Os noivos oram pelos heroicos, belos e nobres filhos de Deus

6.            Que a paz acompanhe o casal por todo o casamento

7.            Rogam por Companheirismo, união, lealdade e compreensão.

Depois deste ritual é servido o jantar e os noivos ficam em uma espécie de altar recebendo os cumprimentos de cada convidado – alguns levam presentes na festa e na maioria das vezes é um envelope com dinheiro.

 

PÓS CASAMENTO

Vidaai – é o momento em que a noiva se despede da sua família. Antes de cruzar a porta de saída de sua ate então “casa”, a noiva devolve simbolicamente a seus pais tudo que fizeram por ela, jogando para trás de sua cabeça três punhados de arroz e moedas como forma de retribuição.

Griha Pravesh – Cerimônia de Recepção da Noiva em seu novo lar. A noiva é recebida por sua sogra com uma oração tradicional chamada de “Aarti”. A noiva coloca seu pé direito em uma bandeja coberta de vermilion (pigmento vermelho) simbolizando a chegada de boa sorte e pureza na casa. E com os dois pés cobertos, ela chuta um vaso contendo arroz e moedas, que simboliza a chegada da fertilidade e da riqueza na casa de seu marido.

 

Por Ana Verano

www.veranoeventos.com.br