Buffet saudável

Comidinhas leves, com poucas calorias, menos sódio e mais saudáveis muitas vezes estão na contramão quando o assunto é festa. No entanto, a banqueteira Tatá Cury desmistifica o tema e dá cinco dicas de como é possível equilibrar o cardápio da festa sem pesar muito na balança depois da farra!

1- Jantar com saladas, grãos e peixes

Os benefícios das saladas e dos grãos são muitos. Eles são fontes de vários nutrientes e eles dão a sensação de saciedade. “Nesse caso eu sugiro uma salada, com peixes de acompanhamento, ou até mesmo uma salada só de grãos, como o grão de bico, por exemplo, que vai muito bem como prato principal”, explica Tatá Cury. Sugestão da chef: Atum do Nacin

2. Massa integral

“Outra forma de deixar o menu mais saudável é substituir a massa branca pela integral”, sugere Tatá. Segundo ela alguns salgadinhos podem ser feitos com farinha integral que possuem mais fibras, optar pelos assados também ajuda a deixá-los um pouco mais nutritivos. Sugestão da chef: Minitorta integral de bacalhau.

3. Buffet light

Nos dias de hoje cada vez mais pessoas buscam uma alimentação mais regrada e saudável. Dias de festa costumam ser um sofrimento para quem não quer fugir da dieta. “O que eu sugiro para o casal que pensa nessas pessoas com restrições na dieta é fazer um cantinho light. Nele podemos incluir queijos brancos e ingredientes com redução de gordura e açúcares, por exemplo”, indica. Sugestão da chef: Nhoque de ricota.

4- Buffet vegetariano

Cada vez mais pessoas estão aderindo ao vegetarianismo. O vegetariano pode ser aquele que não consome nenhuma carne ou o mais rigoroso que exclui laticínios e ovos das receitas e ingere apenas vegetais, cereais, grãos e frutas. “Apesar das retrições, o cardápio vegetariano é bastante vasto e saboroso. No entanto, quando o casal opta por esse buffet mais restrito é importante que avise aos convidados”, alerta a banqueteira. Sugestão da chef: Lasanha de vários cogumelos.

5. Frutas para sobremesa

Os docinhos das festas de casamento são os mais difícieis de resistir, eles dão um plus nas tentações! “Uma opção que eu dou é de uma fruta com uma caldinha de chocolate. Dessa forma, mata um pouco a vontade do doce e o chocolate utilizado pode ser meio amargo que tem menos gordura”, diz Tatá. Sugestão da chef: Pera na menta com calda de chocolate.