Planejamento
  • Que roupa usar no casamento civil?

    O casamento civil deve ser levado tão a sério quanto o casamento religioso. Por isso, um toque de elegância na hora de escolher o figurino dá charme a cerimônia. Se o casamento for realizado no próprio cartório, durante o dia, evite um visual carregado. Aliás, o melhor a fazer é evitar uma produção exagerada.

    Um vestido leve, “longuete”, e em tom pastel, é ótima opção. O modelo além de elegante é ideal para ocasião. Vale lembrar que a escolha da cor e do modelo precisa estar de acordo com o horário do casamento.

    Evite o uso de peças muito decotadas. Além de deselegantes, elas podem trazer uma sensação de desconforto na hora da cerimônia. Use brincos e colares discretos. Eles darão um toque especial no visual. Invista na jóia que combine com o modelo de vestido escolhido e lembre-se: “menos é mais” e o melhor sinônimo de elegância é equilíbrio.

    Para as noivas que irão se casar no inverno, o “tailleur” é a escolha mais acertada. Além de bonito, dá um toque de sofisticação no visual da noiva. Para acompanhar, use sapatos de modelos scarpin ou chanel, são os mais apropriados para ocasião. A maquiagem deve ter tom suave e natural. A função dela é reforçar os pontos fortes do seu rosto e suavizar olheiras e manchas.

    Quanto ao penteado, o segredo é escolher os que combinam com o formato do seu rosto. Podem ser soltos ou presos. Uma dica: se você colore os cabelos, o ideal é fazer o retoque cinco dias antes do casamento. É tempo suficiente para repousar a cor e dar uma aparência mais natural.

    O vestuário masculino é bem mais simples do que o feminino. Por isso, um terno preto é opção para os noivos. Para casamentos realizados de manhã ou à tarde, tonalidades de cinza grafite também são bem-vindas. Para um casamento informal, “blazer” preto e calça cáqui caem superbem. As camisas devem sempre ser em tons claros. Branco e azul-claro são ótimas alternativas. Uma dica: A camisa deve fazer parte do conjunto. Portanto, não deve aparecer mais do que o figurino. Cuidado na hora de escolher a gravata. Ela é um instrumento muito importante na composição do visual e um dos poucos acessórios que permitem criatividade na composição da roupa do noivo. Dê preferência a sapatos de couro preto, meias e cintos da mesma cor.